Valorizem o sócio torcedor !

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A última semana foi marcada pela grande procura para os ingressos do jogo da volta entre Flamengo x Grêmio pela Copa Libertadores. A importância histórica do jogo causou uma correria desenfreada de novas adesões ao programa sócio torcedor. O que causou muitas reclamações, confusão, filas online e até discussões entre rubro-negros nas redes sociais.

Não quero defender nenhum lado, mas sim trazer algumas reclamações dos torcedores e discutir sobre uma reformulação no programa de sócio-torcedor. Já passou da hora de haver mudanças, trazer mais vantagens e benefícios a quem adere ao programa. Os sócios “OFF-Rio” principalmente, reclamam demais que a única vantagem é “apenas ajudar o clube”.

Foto : Alexandre Vidal

O principal questionamento foi dos adeptos do plano mais caro, o +Paixão. Os STs desse pacote reclamaram bastante que os torcedores que compraram o pacote de 15 jogos do campeonato brasileiro tiveram o mesmo nível de prioridade deles. Tem rubro-negro que é assíduo desde 2013 e não achou justo. De fato, é uma reclamação que tem sentido, estando certa ou não.

Uma reclamação que acho injusta é a das longas filas online. Meus amigos : somos a maior torcida do Brasil. Quem frequenta o Maracanã a bastante tempo, lembra da época em que se tinha que acordar 4 ou 5 horas da manhã pra ir pro Mário Filho comprar ingresso. Muita gente já madrugou e/ou dormiu em fila para poder garantir entrada para jogos decisivos. O cidadão quer reclamar de fila, sentado no sofá de casa, comendo e bebendo no conforto do seu lar, apenas apertando F5 no teclado. Complicado…

Foto : Alexandre Vidal e Paula Reis

Um assunto que rendeu bastante discussão também, foi a questão de muitos sócios aderirem aos planos mais caros apenas nessa fase boa, de semifinal de Libertadores. Para muitos, é injusto com quem paga os planos mais baratos com frequência ou a bastante tempo. O torcedor que aderir aos planos mais caros, automaticamente passa a ter prioridade alta.

Não é questão de discutir quem é mais flamenguista, mas na minha opinião, o programa deveria ter prioridades para quem é assíduo. Quem costuma ir a mais jogos, deveria ter prioridade sobre quem só quer ir em semifinal de Libertadores. É uma questão até de ajudar a manter uma média alta de público e não apenas encher estádio em um jogo ou outro. O torcedor que roeu o osso, merecia uma moral na hora do filé.

Um outro ponto importante : o sócio torcedor merecia ter mais vantagens e benefícios. Sempre que alguém me pergunta quais são as vantagens de ser sócio, eu respondo : só tem vantagem se você for aos jogos, fora isso é “apenas” ajudar o clube. Existem no site experiências, as vezes até dão ingressos, mas geralmente só os que pagam planos caros conseguem acessar.

Foto : Alexandre Vidal

Não é difícil pensar em eventos que não se gaste muito e sejam interessantes para o torcedor. Temos exemplos até nos nossos rivais. Poderia se fazer uma “sessão de autógrafos”: Pegue um jogador histórico ou do atual elenco, entrada a preço acessível, façam uma fila organizada e deem 5 minutos para cada torcedor tirar foto, pegar assinatura, beijar e abraçar o atleta. Dá pra fazer um evento desse por mês ou a cada sessenta dias.

Esse tipo de evento seria ótimo para se fazer para os sócios de fora do RJ. Principalmente no Nordeste onde temos um número enorme de torcedores. Levem o Ronaldo Angelim para um encontro com os rubro-negros de Fortaleza. Peguem o Petkovic e façam um evento em Natal. Olha o quanto se deixa de crescer por falta de pensamento. Olha o quanto se deixa de faturar, se deixa de cativar quem é sócio. Porque não o sorteio de um ou dois mantos por mês ? Algo que contemple todos os planos e não só quem paga mais caro.

Existem muitas coisas que podem ser melhoradas no programa. Creio que a questão não deve passar só por quem pode pagar mais. Tem que pensar em quem paga pouco e em quem paga muito. Em quem é assíduo e em que mora fora do Rio de Janeiro. O sócio torcedor merece algo que o fidelize. Que o faça querer ser adimplente mesmo se ele não for a muitos jogos. O ST precisa ser valorizado.

O sistema de pontos também precisa ser revisto. Muitos reclamam que eles expiram depois de um tempo, que demoram a ser creditados. Outros reclamam que nos planos mais baixos, os pontos são poucos e demora-se muito mais para alcançar uma quantidade que se possa alcançar as experiências.

Foto : Alexandre Vidal

E vocês torcedores, o que acham ? Que pontos vocês acham que devem melhorar no programa ? Deem suas opiniões aqui e nas redes sociais !

Abraços

Gabriel Fareli

@gfareli no Twitter e no Instagram, segue lá !

 

 

 

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação