Seleções da história do Flamengo – A década de 60

Flamengo seleção da Década de 60
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

E dando continuidade a nossa série sobre os melhores de cada década do Flamengo, hoje temos aqui, a seleção da década de 60. Foram 10 anos essenciais para a montagem do time vitorioso que o Flamengo teve nas décadas que a sucederam. Foram grandes ídolos e títulos importantes, como a Taça Rio São Paulo de 1961 e os Cariocas de 1963 e  65.

E sem mais delongas, vamos para a seleção.

Goleiro: Ari

Seleção da década de 60: Ari
Seleção da década de 60: Ari (no centro)

Ari chegou ao Flamengo em 1959, e logo se destacou embaixo das traves assumindo a titularidade do gol Rubro-Negro até a sua saída para o América. Entretanto, Ari faleceu em 2011.

Zagueiros: Jayme e Joubert

Jayme
Seleção de 60: Jayme

 

Joubert
Seleção de 60: Joubert

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante toda a década o Flamengo não teve uma dupla de zaga definida, foram várias. Entretanto, os que mais se destacaram foram Jayme e Joubert. Jayme jogou 6 anos no clube e seu principal título foi o Carioca de  65. Já Joubert, jogou 9 anos e o principal título foi o Rio-São Paulo de 1961. Inclusive, os dois se tornaram técnicos do Flamengo depois de se aposentarem.

 

Lateral direito – Murilo

Murilo
Seleção década de 60: Murilo

Na lateral direita da nossa seleção da década de 60, temos Murilo. O lateral atuou no Flamengo entre 1963 e 1971, disputou 448 jogos e está entre os jogadores que mais vestiram o manto rubro-negro. Murilo conquistou 9 títulos pelo mais querido, os mais importantes foram os Cariocas de  63 e 65.

Lateral esquerdo – Paulo Henrique

Paulo Henrique
Seleção da década de 60: Paulo Henrique

Na lateral esquerda temos outro jogador que está na lista dos que mais vestiram o manto rubro-negro. Paulo Henrique chegou no Flamengo em 1960 e saiu em 1972, atuando em 437 partidas pelo Flamengo. Além disso, foi o capitão da equipe durante boa parte da década de 60 e Conquistou 19 títulos, dentre eles os Campeonatos Cariocas de 1963, 1965 e 1972 e o Torneio Rio-São Paulo de 1961

Volante: Jordan da Costa

Jordan da Costa
Seleção da década de 60: Jordan da Costa

Chegando no meio campo, temos Jordan da Costa. E Jordan também está na lista dos jogadores que mais vestiram o manto, o jogador está em quarto lugar com 608 jogos. Jordan conquistou 7 títulos pelo Mengão, o principal deles foi o torneio Rio-São Paulo de  1961. Jordan atuou no Flamengo até 1963 e é considerado um dos maiores marcadores de Garrincha. Além disso, o volante tem o fato de nunca ter sido expulso na  carreira, mesmo sendo um homem de marcação.

Meias: 

Carlinhos:

Carlinhos
Seleção da década de 60: Carlinhos

Seguindo nos craques do meio campo do Flamengo, temos Carlinhos, outro jogador que marcou época no Flamengo. Carlinhos dedicou toda a sua vida profissional ao Mengão, foram 11 anos de clube e 517 partidas disputadas. Após sua aposentadoria, Carlinhos virou treinador e treinou o Flamengo em 7 ocasiões, sendo campeão de várias competições importantes como a Mercosul de 99, o Brasileiro de 92 e a Copa União de 87. Entretanto, Carlinhos Violino veio a falecer em 2015.

Gerson “Canhotinha de Ouro” 

Seleção de 60: Gerson canhotinha de Ouro Flamengo
Seleção de 60: Gerson

Seguindo a nossa lista, temos um tricampeão Mundial com a Seleção, Gerson canhotinha de ouro. Embora tenha se tornado ídolo do Botafogo e  tenha amor declarado ao Fluminense, Gerson foi revelado no Flamengo e atuou em quase 150 jogos conquistando 6 títulos pelo Mais Querido.

Dida:

Seleção década de 60: Dida
Seleção década de 60: Dida

E finalizando o nosso meio campo, temos o goleador. Dida, que é o segundo maior artilheiro da história do Flamengo atuou durante 11 anos no clube e marcou 264 gols pelo Mengão e está na seleção de todos os tempos do Flamengo. Entretanto, Dida infelizmente veio a falecer em 2002, com 68 anos.

Atacantes: 

Henrique Frade:

Seleção de 60: Henrique Frade
Seleção de 60: Henrique Frade

Chegamos no ataque mas seguimos na onda dos maiores artilheiros da história do Flamengo. Dessa vez, o companheiro de Dida, Henrique Frade. O terceiro maior artilheiro da história do Flamengo, em 9 anos de clube, foram 216 gols e  17 títulos pelo Mengão, o principal, foi o torneio Rio-São Paulo de 1961. Entretanto, Henrique Frade infelizmente faleceu em 2004 com 69 anos.

Fio Maravilha:

Seleção da década de 60: Fio Maravilha
Seleção da década de 60: Fio Maravilha

João Batista, ou melhor, Fio Maravilha, como era conhecido, foi um importantíssimo jogador do Flamengo na década de 60. Conhecido por sua enorme agilidade e qualidade nos dribles, o atacante foi importante nas conquistas do Flamengo naquela década.

 

Obrigado por ler! Se puder ler minha última coluna estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@lucasmasilvaa) no Twitter  e siga o Redação Rubro-Negra (@Red_RubroNegra) no Twitter e no Instagram (@redacaorubronegrah). Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação