E dando continuidade a nossa série sobre os melhores de cada década do Flamengo, hoje temos aqui, a seleção da década de 60. Foram 10 anos essenciais para a montagem do time vitorioso que o Flamengo teve nas décadas que a sucederam. Foram grandes ídolos e títulos importantes, como a Taça Rio São Paulo de 1961 e os Cariocas de 1963 e 65.
E sem mais delongas, vamos para a seleção.
Goleiro: Ari

Ari chegou ao Flamengo em 1959, e logo se destacou embaixo das traves assumindo a titularidade do gol Rubro-Negro até a sua saída para o América. Entretanto, Ari faleceu em 2011.
Zagueiros: Jayme e Joubert


Durante toda a década o Flamengo não teve uma dupla de zaga definida, foram várias. Entretanto, os que mais se destacaram foram Jayme e Joubert. Jayme jogou 6 anos no clube e seu principal título foi o Carioca de 65. Já Joubert, jogou 9 anos e o principal título foi o Rio-São Paulo de 1961. Inclusive, os dois se tornaram técnicos do Flamengo depois de se aposentarem.
Lateral direito – Murilo

Na lateral direita da nossa seleção da década de 60, temos Murilo. O lateral atuou no Flamengo entre 1963 e 1971, disputou 448 jogos e está entre os jogadores que mais vestiram o manto rubro-negro. Murilo conquistou 9 títulos pelo mais querido, os mais importantes foram os Cariocas de 63 e 65.
Lateral esquerdo – Paulo Henrique

Na lateral esquerda temos outro jogador que está na lista dos que mais vestiram o manto rubro-negro. Paulo Henrique chegou no Flamengo em 1960 e saiu em 1972, atuando em 437 partidas pelo Flamengo. Além disso, foi o capitão da equipe durante boa parte da década de 60 e Conquistou 19 títulos, dentre eles os Campeonatos Cariocas de 1963, 1965 e 1972 e o Torneio Rio-São Paulo de 1961
Volante: Jordan da Costa

Chegando no meio campo, temos Jordan da Costa. E Jordan também está na lista dos jogadores que mais vestiram o manto, o jogador está em quarto lugar com 608 jogos. Jordan conquistou 7 títulos pelo Mengão, o principal deles foi o torneio Rio-São Paulo de 1961. Jordan atuou no Flamengo até 1963 e é considerado um dos maiores marcadores de Garrincha. Além disso, o volante tem o fato de nunca ter sido expulso na carreira, mesmo sendo um homem de marcação.
Meias:
Carlinhos:

Seguindo nos craques do meio campo do Flamengo, temos Carlinhos, outro jogador que marcou época no Flamengo. Carlinhos dedicou toda a sua vida profissional ao Mengão, foram 11 anos de clube e 517 partidas disputadas. Após sua aposentadoria, Carlinhos virou treinador e treinou o Flamengo em 7 ocasiões, sendo campeão de várias competições importantes como a Mercosul de 99, o Brasileiro de 92 e a Copa União de 87. Entretanto, Carlinhos Violino veio a falecer em 2015.
Gerson “Canhotinha de Ouro”

Seguindo a nossa lista, temos um tricampeão Mundial com a Seleção, Gerson canhotinha de ouro. Embora tenha se tornado ídolo do Botafogo e tenha amor declarado ao Fluminense, Gerson foi revelado no Flamengo e atuou em quase 150 jogos conquistando 6 títulos pelo Mais Querido.
Dida:

E finalizando o nosso meio campo, temos o goleador. Dida, que é o segundo maior artilheiro da história do Flamengo atuou durante 11 anos no clube e marcou 264 gols pelo Mengão e está na seleção de todos os tempos do Flamengo. Entretanto, Dida infelizmente veio a falecer em 2002, com 68 anos.
Atacantes:
Henrique Frade:

Chegamos no ataque mas seguimos na onda dos maiores artilheiros da história do Flamengo. Dessa vez, o companheiro de Dida, Henrique Frade. O terceiro maior artilheiro da história do Flamengo, em 9 anos de clube, foram 216 gols e 17 títulos pelo Mengão, o principal, foi o torneio Rio-São Paulo de 1961. Entretanto, Henrique Frade infelizmente faleceu em 2004 com 69 anos.
Fio Maravilha:

João Batista, ou melhor, Fio Maravilha, como era conhecido, foi um importantíssimo jogador do Flamengo na década de 60. Conhecido por sua enorme agilidade e qualidade nos dribles, o atacante foi importante nas conquistas do Flamengo naquela década.
Obrigado por ler! Se puder ler minha última coluna estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@lucasmasilvaa) no Twitter e siga o Redação Rubro-Negra (@Red_RubroNegra) no Twitter e no Instagram (@redacaorubronegrah). Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.