Seleção do Flamengo – A década de 90

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A década de 90 para o Flamengo não foi uma década tão vitoriosa como a anterior, o clube vinha dos anos 80 com diversos títulos conquistados, inclusive com a conquista da libertadores e do mundial Interclubes no Japão em 1981, sendo então o ápice do Flamengo na conquista em Tóquio.

O Flamengo iniciou a década sendo campeão da copa do Brasil de 1990, vencendo a finalíssima contra o Goiás, vitória em Juiz de Fora por 1×0 e empate no Serra Dourada por 0x0, daria o primeiro título da competição ao Flamengo.

O clube também foi campeão carioca em 1991, vencendo o Fluminense na final por 4×2, mas o maior título da década viria em 1992 com um “Vovô Garoto” chamado Júnio comandado na sua maioria jovens jogadores da então considerada melhor geração da Copa São Paulo de Juniores que é a de 1990, e completando o time alguns jogadores já mais experientes.

O Flamengo venceu e atropelou o Botafogo na final do campeonato brasileiro de 1992, assim conquistando o Penta, nos anos seguintes como o ano do Centenário o Flamengo surpreendeu e trouxe o então melhor jogador do mundo e campeão do mundo Romário, porém foi um centenário para esquecer.

Em 1996 o time conquista o campeonato carioca de forma invicta e o segundo título internacional de sua história vencendo o São Paulo, a Copa Ouro sul-americana, em 1999 o clube conquista mais um campeonato carioca que seria o primeiro título da famosa sequência do tri campeonato que terminaria com o gol de Petkovic em 2001, e vence a Copa Mercosul em dois jogos eletrizantes sendo o segundo no antigo Palestra Itália contra o forte time do Palmeiras.

Então vamos a seleção da década que nós do REDAÇÃO RUBRO NEGRA elegemos:

GOLEIRO: Gilmar Rinaldi

Seleção do Flamengo anos 90: Gilmar Rinaldi Foto: Reprodução

O arqueiro chegou ao clube em 1991, e de cara já se mostrou umas das lideranças do clube ao lado de Júnior, foi extremamente importante nos títulos do início da década, passando uma grande segurança ao jogadores viveu grande fase no Flamengo inclusive sendo convocado para a copa do mundo de 1994 para a vaga de terceiro goleiro, pelo Flamengo foram 231 jogos com a camisa do time da Gávea obtendo 112 vitórias, 68 empates e 51 derrotas.

LATERAL DIREITO : Charles Guerreiro

Seleção do flamengo anos 90: Charles Guerreiro foto: Reprodução

O lateral direito chegou ao Flamengo em 1991, numa troca envolvendo o meia Toninho e o também meia Ailton que rumou ao time de Campinas, era um dos jogadores mais queridos da torcida, Fez grandes jogos e foi um dos principais nomes nos títulos do Carioca de 1991 e do Brasileiro de 1992. Chegou a ser convocado inclusive para a Seleção Brasileira de Carlos Alberto Parreira na época. De 1991 até 1995, disputou 254 jogos pelo clube.

ZAGUEIROS : Wilson Gottardo

Seleção do Flamengo anos 90: Wilson Gottardo foto: Reprodução

Chegou ao Flamengo vindo do rival Botafogo em 1991, foi um dos principais zagueiros do futebol brasileiro no início da década e no Flamengo também não foi diferente, logo de cara assumiu a vaga de titular e com uma grande regularidade fazendo grandes jogos e uma vez o outra era elemento surpresa pelo alto no ataque rubro negro, era um líder na zaga do Flamengo atuou em 131 jogos, sendo 73 vitórias, 35 empates, 23 derrotas e oito gols marcados.

ZAGUEIROS : Júnior Baiano

Seleção do Flamengo anos 90: Júnior Baiano foto: Reprodução

Um dos melhores zagueiros dos anos 90, Júnior Baiano é cria do clube e fez parte da grande geração campeã da copinha de 1990, durante a sua carreira de dívida em grande jogos e outros nem tanto, mas naquela época era mais regular e de um

vigor físico impressionante, aparecia muito bem no ataque em jogadas aéreas quanto em investidas por chão pontuais, é ao lado de Juan o maior zagueiro-artilheiro da história do Flamengo com 33 gols em 337 jogos nas três passagens que teve pelo clube. Foi zagueiro, também, da seleção jogando inclusive a Copa de 1998.

LATERAL ESQUERDO:  Athirson

Seleção do Flamengo anos 90: Athirson foto: Reprodução

Outro jogador revelado na base do clube, Athirson foi levado aos profissionais por Joel Santana em 1996, logo de cara deixando o então titular Gilberto na reserva, extremamente habilidoso já cativava a torcida e o jornal “O Dia” o chamava de maior revelação e promessa do clube nos últimos anos.

Após uma rápida passagem pelo Santos em 1998, voltou e se tornou uma peça fundamental no final da década pelo Flamengo, com diversos gols e muito apoio no ataque a boa fase no Flamengo levou Athirson a defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações em 1999, no Torneio Pré-Olímpico e nos jogos Olímpicos de Sidney em 2000, teve quatro passagens pelo Flamengo entre 1996 e 2004, jogou 253 partidas pelo Flamengo  e marcou 37 gols.

VOLANTE : Uidemar

Seleção do Flamengo anos 90: Uidemar foto: Reprodução

Após uma boa passagem pelo Goiás, o jogador amazonense chegou ao Flamengo em 1989, fez grandes temporadas no início da década e se tornou um dos mais queridos jogadores da torcida, incansável um verdadeiro

Leão atrás dos outros jogadores, fez 164 jogos e oito gols pelo Flamengo, um deles na final do Carioca de 1991.

MEIO CAMPO : Júnior

Seleção do Flamengo anos 90: Júnior foto: Reprodução

Ídolo do clube, multi campeão jogando no Flamengo na década de 80, Júnior foi um dos maiores laterais esquerdos que o futebol brasileiro já teve, depois de passagem na Itália retornou à Gávea em já experiente a pedido do filho que queria realizar o sonho de vê-lo jogar pelo Flamengo, voltou em grande estilo jogando no meio campo, foi campeão da copa do Brasil com 36 anos, carioca com 37 e brasileiro com 38 fazendo um golaço de falta na final contra o Botafogo.

Foi bola de ouro daquela competição, jogador que mais vestiu a camisa do Flamengo. Só nos resta agradecer sempre a linda história que o capacete construiu com essa camisa.

MEIO CAMPO:  Zinho

Seleção do Flamengo anos 90: Zinho foto: Reprodução

Mais uma cria da base rubro negra que revelava talentos atrás de talentos no fim da década de 80 e início de 90, Zinho foi importantíssimo nos títulos do início da década de 90, fundamental na conquista da copa do Brasil e carioca e no penta campeonato brasileiro, Zinho deixou o clube em 1992 para ir a badalada equipe do palmeiras no início da parceria com a Parmalat, campeão do mundo em 1994, Zinho fez 470 jogos e 66 gols pelo Flamengo entre 1986 e 1992 e 2004 e 2005.

ATACANTES :  Sávio

Seleção do Flamengo anos 90: Sávio foto: Reprodução

Sávio nasceu no Espírito Santo e chegou ao Flamengo com 14 anos em 1988, muito habilidoso e veloz com seus dribles pela porta esquerda e por ter o corpo franzino, logo foi comparado a Zico, ascendeu aos profissionais em 1994, fazia um verdadeiro inferno nas zagas adversárias contra quem jogava, foi campeão carioca em 1996 invicto, num torneio amistoso em 1997 marcou três gols contra o poderoso Real Madrid e despertou o interesse do treinador Vicente Del Bosque que pediu sua contratação, deixou o Flamengo com 265 jogos e 95 gols, retornou em 2006 porém sem sucesso.

ATACANTES :  Gaúcho

Seleção do Flamengo anos 90; Gaúcho foto: Reprodução

O atacante sempre foi muito idolatrado pela torcida, cria do clube foi revelado em 1984 e retornou seis anos depois, foi o principal goleador do clube naquele período vencedor do inícios dos anos 90, cabeceador e matador nato, foi artilheiro dos campeonatos cariocas de 90 e 91, e foi vice artilheiro do Flamengo no penta brasileiro, marcou gol no primeiro jogo da final que ficou marcado com o famoso churrasco apostado contra Renato gaúcho então jogador do alvinegro carioca, permaneceu no Flamengo até 1993 fazendo 98 gols em 199 jogos, infelizmente faleceu em 2016 vítima de um câncer na próstata.

ATACANTES:  Romário

Seleção do Flamengo anos 90: Romário foto: Reprodução

Romário chegou a Gávea com status de melhor jogador do mundo em 1995, artilheiro e campeão do mundo no ano anterior na copa realizada nos Estados Unidos, com uma grande engenharia financeira foi contratado a peso de ouro e chegou a desfilar num trio elétrico em céu aberto pelas ruas do Rio de Janeiro.

Genial dentro da área, frio como poucos para fazer gol o baixinho não conquistou muitos títulos pelo Flamengo mais sem duvidas deixou sua marca na história do Flamengo, foi campeão carioca em 1996 e 1999 e fez parte do título da Copa mercosul em 1999 apesar de não ter jogado as finais por estar afastado, mesmo assim terminou artilheiro do torneio com 8 gols.

Ao todo fez 204 gols em 240 jogos que o deixou no posto de quarto maior artilheiro da história do Flamengo ao lado de Pirillo.

 

Veja também: A Seleção da década de 80

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação