Panela Rubro-Negra

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A Panela somos todos nós. A semana de fofocada esquentou bastante com os caça likes e deslikes (contanto que gere engajamento, pra eles tanto faz) fazendo um extenso relatório na vibe do “Fulano disse que o Cicrano não joga é nada”; “Joãozinho disse que Zezinho é bobo, feio e cabeça de mamão”, dentre outras infantilidades que compõem o passatempo das Vizinha Faladeiras de plantão nas redes sociais.

Comentei em texto anterior sobre essa Teoria das Panelas. Não fiquei muito surpreso de ouvir comentário similar através do Gabigol na sua última coletiva: “aqui no CT tem, sei lá, 50, 60 pessoas trabalhando diariamente, ter afinidade com uma pessoa é normal”. Exemplos clássicos não faltam. Romário & Bebeto (que dupla!!) também eram questionados sobre afinidades pessoais (ou no caso, a falta delas) em seus tempos áureos de Seleção. Aparentemente não fez muita diferença no resultado final dentro das quatro linhas.

Lembrei agora da primeira frase que escrevi, 11 anos atrás, em uma entrevista pro Site Oficial do Clube, e que pode ser considerada o embrião de todos esses quilômetros de asneiras que escrevi desde então: “No futebol sempre tem que ter um culpado”.

Como 2019 foi Mágico, e 2020, apesar de não exatamente trágico, vir deixando muito a desejar… A caça pelos motivos é inevitável. E a culpa dessa semana recaiu sobre a Instituição Panela. Besteira. Segue o jogo e vamos em frente.

Falando de campo-bola, eu pensei até em esperar concluir a rodada inteira de domingo antes de redigir esse Prezão. Desisti. Que todo mundo tropeça já deu pra perceber, apesar do Internacional do Abel Braga andar bem saidinho nas últimas rodadas. A única coisa importante é saber se nós vamos parar com saporra. Só isso importa. Mesmo que a Taça não dependa matematicamente só de nossas vitórias para ser alcançada.

Eh… Assim… Sobre esse treco aí que falei sobre culpas ou desculpas. Parece que seguiremos sem Diego Alves… E o escolhido parece ser o CÉSAR; nossos principais artilheiros, Pedro e Gabigol, não podem jogar juntos desde o início dos jogos por conta de algum decreto na Gávea (só começaram 4 vezes em toda a temporada); PARECE que Gustavo Henrique tá com chance de formar a dupla de zaga com o Rodrigo Caio; ouvi até falar em Arão começando de zagueiro, e prontamente desconsiderei tal informação. Então parece que Os Culpados somos nós mesmos, né?

Com Gerson suspenso, Diego Ribas é cotado pra iniciar na meiúca. Dada a dedicação do Capitão, EU aprovo, mas grande parte da torcida fala do cara como se ele fosse, sei lá, um Gabriel Peteleco ou um Márcio Araújo. Talvez então aquilo lá em riba faça bastante sentido. A Panela somos todos nós, e por conta própria estamos fazendo desandar a maionese, encaroçar o angu, solar o bolo, ou qualquer outra comparação culinária que você possa preferir. Citei várias por força do hábito. Botteco se anima quando fala de comida. Ainda que indigesta.

Do lado de lá… Do lado de lá… O Goiás, que durante boa parte do campeonato assumiu a posição de Lanterna Verde e era tido como aposta certa para o rebaixamento, ainda corre risco imenso, mas decidiu se engraçar de uns tempos pra cá. Nas últimas cinco rodadas teve inclusive duas vitórias (Coritiba e Sport).

Acho que não escapa, mas daí rola aquele tradicional sprint inútil final, pra lá na rodada 38 os jogadores passarem aquele verniz arrumado na fuça e pintarem com o discurso do “fizemos a nossa parte”.

O time titular foi poupado no meio de semana no retorno do GOIANÃO 2020 (???!!!) – “Sabia não. Que merda” -. Deve ser repetida a mesma formação da derrota por placar mínimo para o Internacional na última rodada. Três zagueiros e dois “noves” (o estatuto do Esmeraldino não proíbe). E… Assim… Só pra lembrar… Um deles é o tal do Rafael Moura. Isso. Aquele mesmo.

Enfim… Em pleno dia 18 de janeiro, bora mais uma vez tentar uma arrancada final na temporada 2020.

Sem mimimi, sem “ah… Não quero mais ver jogo do Flamengo”. Estamos todos juntos até o fim. Aconteça o que acontecer. A Panela é Gigante. A Panela somos todos nós.

Vencer, Vencer, Vencer.

Isso aqui é Muito Flamengo.

 

PETISCOS

. DESVALORIZOU POUCO. Em três meses as propostas para tirar o Craque Lincoln do Flamengo despencaram em valores. Desde a do Dínamo de Kiev, até essa última do Vissel Kobe, 55% de desvalorização. Nem lembro os números absolutos e tô com preguiça de googlear. Ainda assim, afirmo que tá saindo caro e estamos dando uma volta no comprador. 📉📉📉

. O ÓBVIO. Muito disse-me-disse de todos os lados, e o Gabigol encerrou o debate em uma frase: “não quero estar no banco”. Exatamente o que espero de qualquer jogador do elenco. O Pedro obviamente também não gosta. Eu resolvia “facin” essa questão. Titular do meio pra frente que não está em boa fase tem até mais de um. 💭💭💭

. MR. MAGOO. Os mais novos catem no Google isso aí. Foi a primeira coisa que pensei ao me deparar com os estarrecedores números: 51 finalizações nos últimos 3 jogos e apenas um gol. É culpa do Ceni? É culpa de panela? Do Braz? Não parece. 😎😎😎

. MAIS NÚMEROS. Faltando menos de 50 dias para atingirmos os 1000 sem um único gol de falta. Aí… Vou falar nada não… Tá, vou sim.. Podia sair no último jogo e ser o gol do título, né não? ⚽⚽⚽

 

MESA DA ARCOIRIZADA

. PANELA INDIGESTA. O Pojeto do Pofexô começou bem com a boa vitória sobre o Botafogo. Curiosamente veio o tropeço em casa contra o Coritiba, logo após o Luxa bancar um jantar pra todos os jogadores, mais alguns funcionários e membros da diretoria. Rolou uma indigestão. 🍝🍜🍛🍲🍗🍳

. MÃE DINADA. Brotou um doido aí desses “videntes” dizendo que o Botafogo não será rebaixado. O cara ganhou os 15 segundos de fama dele, mas errou feio, né? 💣💣💣

. TÁ É BOM. fluminenCe jogou mal contra o Xipó, mas ainda assim deu sorte e arrancou os três pontos, ainda que com um gol contra. Quer saber? Tá é bom demais. A tabela não vem com lista de ponto bom e ponto ruim. Ponto é ponto. Sim, tô humilde nessa reta final e topando de boa qualquer meio a zero contra o Goiás. Quando chegar 2021 a gente resolve o desempenho e o espetáculo que merecemos. ⚽⚽⚽

mercioquerido@gmail.com
Facebook e Instagram: Mercio Querido
Twitter: @sorinmercio

 

 

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação