Os escudos do Flamengo ao longo dos 125 anos de história

Escudos Flamengo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Você lembra como foi a evolução dos escudos do Flamengo ao longo dos anos?  Toda a história do Mais Querido será contada por nós com todo carinho, para amenizar a saudade do Flamengo em campo nessa época difícil. E então, vamos relembrar os escudos?

Primeiro escudo do Flamengo

O escudo acima foi o primeiro da história do Clube de Regatas do Flamengo.

Escudo

Com o passar do tempo, o escudo foi evoluindo e sendo modificado, e mais tarde acabou por se tornar o escudo de remo do clube, conhecido por suas cores, vermelho, preto e dourado.

O que muda do segundo? Apenas o detalhe em dourado que agrega ao escudo um valor e tom especiais.

Escudos Flamengo

Este foi o primeiro projeto do atual símbolo usado pelo Flamengo. Nota-se duas diferenças: Ele é mais largo e as iniciais CRF são estilizadas.

Escudos flamengo

Escudo que trazia consigo a estrela do campeonato mundial e ainda quatro estrelas representando o até então tetra-tri carioca.

Escudo usado até 2018

O escudo mais usado. Até 2018 permaneceu como escudo principal do clube.

Escudo flamengo

O Flamengo notou depois de um tempo, que apenas a sigla do clube, CRF, faria sucesso nas camisas. E até hoje, o clube estampa em bordado a sigla, deixando de lado o escudo.

Escudo do ano mágico

Modelo usado em 1981 no ano de ouro do Flamengo.

Escudo com a estrela do campeonato mundial

E por fim, o escudo que foi utilizado nos últimos anos. Apenas a sigla com a estrela do mundial em cima.

Evolução dos escudos

A evolução ao passar dos anos até chegar no atual:

Escudos do Flamengo

O atual escudo, com algumas remodelações:

Atuais escudos do Flamengo

As fotos foram retiradas aqui.

Sobre o atual escudo

Em abril de 2018 o Flamengo anunciou o novo. Os símbolos do clube – o monograma CRF, o escudo dos esportes aquáticos e o escudo dos esportes terrestres – passaram por reformulação, modernização e foram apresentados oficialmente ao grande público.

A partir de agora, de forma gradual ao longo dos próximos meses, as novas marcas passarão a fazer parte do dia a dia dos nossos associados e torcedores, estando presente em uniformes e equipamentos esportivos, documentos oficiais, campanhas de marketing e fachadas na Gávea, no Centro de Treinamento George Helal e na Ilha do Urubu.

“A reformulação dos escudos, mesmo que discreta para alguns, foi extremamente importante por questões técnicas, institucionais e até mercadológicas. É uma tendência entre as maiores instituições esportivas do mundo, e demos um passo de muito bom gosto, mantendo a identidade tradicional e aliando com a agilidade e a modernidade dos novos tempos. A aprovação gigantesca dentro do clube mostrou que acertamos em cheio”, disse Tabet, que apresentou o estudo de renovação das marcas rubro-negras ao Conselho Deliberativo do Flamengo em maio de 2017.

Conversamos com nosso parceiro, o designer, produtor gráfico e escritor rubro-negro Bruno de Laurentis, sobre a sua visão acerca do escudo atual do Flamengo:

“Nosso monograma e nosso escudo seguem uma linha muito coerente de evolução ao longo das décadas, com mudanças mais firmes em ciclos de uns 40 anos, sempre modernizando os traços e se ajustando ao momento da sociedade.

Monograma, escudo de esportes terrestres e escudo de esportes aquáticos são três instituições que, junto a nosso pavilhão, tem uma unidade estética ainda inquebrável e as mudanças são tão bem planejadas que causam nos que não se atentam aos detalhes a sensação de que nada mudou, como vemos em redes sociais.

A atual modernização de nosso escudo terrestre e de nosso pavilhão padronizou a espessura das faixas rubro-negras, também atualizou e transformou o monograma em uma marca de reprodução muito mais precisa e com correções tipográficas importantes, e no de esportes aquáticos trouxe os remos de volta  (o anterior parecia ter espadas).

Agora cabe ao clube exigir de licenciados, imprensa, emissoras e todo tipo de mídia que passe a usar o novo kit de identidade visual, que representa o novo Flamengo e a hegemonia que pretendemos alcançar.”

Entrem na home do site e acompanhe todas as notícias. Programação especial desde a fundação, cores, escudos, títulos e muito mais.

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação