Mister agora é um cidadão carioca

mister titulo cidadao
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

E as conquistas não param, nem mesmo para o nosso comandante Jorge Jesus. Na manhã desta segunda-feira (25), o Mister recebeu o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro. Acompanhado de familiares, a homenagem aconteceu na Câmera de Vereadores do Rio de Janeiro, Jesus fez um discurso emocionado e chorou depois de receber a honraria.

A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe após atuar em defesa do povo local que lhe concedeu tal condição de cidadão. No município do Rio de Janeiro, o mérito é dado aqueles que atuaram em serviço à causa da democracia ou à causa da humanidade, como alega o Regimento Interno da Câmera Municipal.

Portanto, no caso de Jorge Jesus, as conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro o levaram a ser homenageado, e assim, a adquirir o título após duas expressivas conquistas. Em seu discurso e em meio às palavras, o Mister fez questão de lembrar da relação de irmandade entre Portugal e o Brasil.

“Eu, como português, e hoje, como um cidadão carioca… antes de ser cidadão carioca, eu já era um cidadão brasileiro porque Portugal está ligado ao Brasil desde 1500 quando Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro. Na minha infância, meus professores ensinaram que o Brasil era um país irmão. Foi assim que fui educado. Hoje, ao ser homenageado pelo estado do Rio, eu sinto um grande orgulho”, disse Jorge Jesus.

mister treino lima
Jorge Jesus já entrou para história do Mais Querido, e hoje para a cidade do Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

“O futebol no Brasil é cultura”, Mister

Além de dar voz ao orgulho de fazer parte do Município carioca, Mister expressou seu amor ao futebol e ao Mais Querido.

“Se estou aqui é por duas coisas importantes: primeiro, aquilo que eu amo que é o futebol; segundo pela oportunidade de treinar o maior clube do mundo, que é o Flamengo. O futebol faz parte da cultura de um povo. O futebol no Brasil é cultura. Há uma ligação muito forte entre esses dois países, tenho certeza que meu país está muito orgulhoso de mim”, discursou o técnico.

Em entrevista coletiva logo após a cerimônia, o comandante disse que o foco agora é o Mundial de Clubes. “É um título muito importante para o Brasil. Esses três objetivos (Libertadores, Mundial e Brasileiro) foram os que sempre pensei que poderia conquistar quando cheguei, claro que com uma estrutura por trás, porque ninguém ganha nada sozinho. Ganhamos esses dois títulos, e agora temos mais um título para ganhar fora do Brasil. Temos todas as condições como equipe e como estrutura para chegar ao Catar e chegar na final”, afirmou o Mister.

Mister pode ser condecorado em Portugal 

Em seu país, o Mister também fez história. Isso porque Jorge Jesus é o primeiro técnico europeu a conquistar a Libertadores da América. Em entrevista coletiva realizada no último domingo (24), o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou o comandante pelo triunfo da América.

“Sempre que um português vai mais longe e é excelente ou excepcional, ou muito bom, estamos orgulhosos em nome de Portugal, e foi por isso que enviei um abraço para ele”, disse o chefe de estado.

O presidente ainda afirmou ter saudado o Mister pela conquista do Campeonato Brasileiro, e sentir orgulho pelo técnico usar a língua portuguesa exatamente como se pronuncia em Portugal.

“É, visceralmente, um português, inclusive neste curioso fato que, em um país irmão como o Brasil, ele segue falando português, como se fala em Portugal”, afirmou Rebelo.

Além disso, o presidente português não descartou uma possibilidade de homenagear Jorge Jesus em sua terra natal.

“O impulso natural é de condecorá-lo”, informou.

História do Mister no Mais Querido

Jorge Jesus merece todas as homenagens, seja no Brasil ou em Portugal. Ao Flamengo, o Mister nos possibilitou tornar um grande sonho em realidade, isso tudo em apenas 5 meses de atuação à frente do rubro-negro carioca. Seu nome já está marcado em nossos corações e na imensa e enriquecida história e trajetória que o Mais Querido possui e desfruta em meio a consideráveis conquistas.

A Jorge Jesus, o nosso muito obrigado(a).

Por Fernanda Fernandes

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação