E as conquistas não param, nem mesmo para o nosso comandante Jorge Jesus. Na manhã desta segunda-feira (25), o Mister recebeu o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro. Acompanhado de familiares, a homenagem aconteceu na Câmera de Vereadores do Rio de Janeiro, Jesus fez um discurso emocionado e chorou depois de receber a honraria.
A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe após atuar em defesa do povo local que lhe concedeu tal condição de cidadão. No município do Rio de Janeiro, o mérito é dado aqueles que atuaram em serviço à causa da democracia ou à causa da humanidade, como alega o Regimento Interno da Câmera Municipal.
Portanto, no caso de Jorge Jesus, as conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro o levaram a ser homenageado, e assim, a adquirir o título após duas expressivas conquistas. Em seu discurso e em meio às palavras, o Mister fez questão de lembrar da relação de irmandade entre Portugal e o Brasil.
“Eu, como português, e hoje, como um cidadão carioca… antes de ser cidadão carioca, eu já era um cidadão brasileiro porque Portugal está ligado ao Brasil desde 1500 quando Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro. Na minha infância, meus professores ensinaram que o Brasil era um país irmão. Foi assim que fui educado. Hoje, ao ser homenageado pelo estado do Rio, eu sinto um grande orgulho”, disse Jorge Jesus.

“O futebol no Brasil é cultura”, Mister
Além de dar voz ao orgulho de fazer parte do Município carioca, Mister expressou seu amor ao futebol e ao Mais Querido.
“Se estou aqui é por duas coisas importantes: primeiro, aquilo que eu amo que é o futebol; segundo pela oportunidade de treinar o maior clube do mundo, que é o Flamengo. O futebol faz parte da cultura de um povo. O futebol no Brasil é cultura. Há uma ligação muito forte entre esses dois países, tenho certeza que meu país está muito orgulhoso de mim”, discursou o técnico.
Em entrevista coletiva logo após a cerimônia, o comandante disse que o foco agora é o Mundial de Clubes. “É um título muito importante para o Brasil. Esses três objetivos (Libertadores, Mundial e Brasileiro) foram os que sempre pensei que poderia conquistar quando cheguei, claro que com uma estrutura por trás, porque ninguém ganha nada sozinho. Ganhamos esses dois títulos, e agora temos mais um título para ganhar fora do Brasil. Temos todas as condições como equipe e como estrutura para chegar ao Catar e chegar na final”, afirmou o Mister.
Mister pode ser condecorado em Portugal
Em seu país, o Mister também fez história. Isso porque Jorge Jesus é o primeiro técnico europeu a conquistar a Libertadores da América. Em entrevista coletiva realizada no último domingo (24), o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou o comandante pelo triunfo da América.
“Sempre que um português vai mais longe e é excelente ou excepcional, ou muito bom, estamos orgulhosos em nome de Portugal, e foi por isso que enviei um abraço para ele”, disse o chefe de estado.
O presidente ainda afirmou ter saudado o Mister pela conquista do Campeonato Brasileiro, e sentir orgulho pelo técnico usar a língua portuguesa exatamente como se pronuncia em Portugal.
“É, visceralmente, um português, inclusive neste curioso fato que, em um país irmão como o Brasil, ele segue falando português, como se fala em Portugal”, afirmou Rebelo.
Além disso, o presidente português não descartou uma possibilidade de homenagear Jorge Jesus em sua terra natal.
“O impulso natural é de condecorá-lo”, informou.
História do Mister no Mais Querido
Jorge Jesus merece todas as homenagens, seja no Brasil ou em Portugal. Ao Flamengo, o Mister nos possibilitou tornar um grande sonho em realidade, isso tudo em apenas 5 meses de atuação à frente do rubro-negro carioca. Seu nome já está marcado em nossos corações e na imensa e enriquecida história e trajetória que o Mais Querido possui e desfruta em meio a consideráveis conquistas.
A Jorge Jesus, o nosso muito obrigado(a).