Em janeiro de 2019, quando o Flamengo anunciou a contratação de Gabriel Barbosa por empréstimo de um ano, era claro o que as duas partes esperavam uma da outra: Gabigol queria um time de alto nível, para que pudesse continuar marcando gols e voltar ao futebol europeu e para a seleção brasileira. O Flamengo queria um atacante de alto nível para poder finalmente transformar tanto dinheiro investido em gols e títulos importantes. E após 11 meses, ambas as partes podem dizer: missão cumprida.
Após o jogo contra o Corinthians, na zona mista do Maracanã, o diretor de futebol Marcos Braz disse ao jornalistas presentes, que o Flamengo já estava acertado com a Internazionale de Milão e que só faltava o Gabigol decidir se quer ficar aqui em 2020. No mesmo instante, a FLATT entrou em uma leve erupção. O Flamengo (e a maioria da sua torcida), já queria uma resposta do camisa 9, hoje. O clube já quer saber se o dinheiro separado para comprar o passe dele, precisará ser usado para buscar algum outro atacante.

O artilheiro do Flamengo em 2019, prefere esperar a final da Libertadores para tomar sua decisão. Segundo seu staff, ele quer focar na reta final da temporada e não desviar a cabeça do que realmente interessa nesse momento: os títulos da libertadores e do campeonato brasileiro. De certa forma, Gabigol também esperaria por ofertas da Europa, que é o lugar que sonha em voltar.

Eu não ficaria surpreso e nem com raiva, se Gabriel resolver ir embora no fim do ano. E goste a nação rubro-negra ou não, ele tem todo o direito de querer voltar pra Europa e sempre deixou bem claro que é o seu sonho. Gabigol é um ótimo atacante, tem apenas 23 anos, com potencial de retorno dentro e fora do campo.
Se por um acaso, Gabriel Barbosa resolver sair, fica a sensação de dever cumprido de ambas as partes. O atacante foi importantíssimo e ajudou a colocar o Flamengo na final da Libertadores e a ser campeão brasileiro (sim, tem que acontecer uma hecatombe pro hepta não sair). Com 36 gols na temporada, certeza que está sendo observado por clubes europeus.

Não há motivos para desespero, o Flamengo seguirá sua vida como sempre foi. Não há motivos para desmerecer a temporada maravilhosa que faz o nosso atacante, mas em alguns jogos esse ano, já ficou provado que pode existir vida sem Gabriel Barbosa. Se ele quiser ficar, ótimo. Se não quiser, fica o eterno agradecimento e porquê não a inclusão do mesmo na galeria de ídolos históricos do clube.
Independente do que aconteça após o fim da temporada, a missão dada a Gabriel em janeiro foi cumprida. E com louvor.
SRN
Gabriel Fareli (@gfareli no Twitter e no Instagram).