17 de maio de 2017. Data da última derrota do Flamengo fora de casa pela Copa Libertadores. Justamente derrota que o eliminou da principal competição do continente. Naquela noite, a equipe rubro-negra, comandada por Zé Ricardo, perdeu por 2 a 1 para o San Lorenzo e deu adeus ao torneio.
Em 2018, não perdeu fora: na fase de grupos, ganhou do Emelec, no Equador, e empatou com o Santa Fé, na Colômbia, e River Plate, na Argentina. Já nesta edição, derrotou o San José, em Oruro, na Bolívia.
Na próxima quarta-feira (24), no Estádio Casa Blanca, às 21h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta a LDU, na altitude de Quito, pela quinta rodada da fase de grupos. Um empate garante o time carioca nas oitavas de final da competição.
Veja mais: Bruno Henrique não vê problemas em atuar como 9.
“Na Libertadores às vezes a gente não vai conseguir dar show, jogar o futebol que nós queremos, tem é que sair vencedor. Se tiver que jogar atrás e contra-atacar, a gente vai fazer isso. Não é o que queremos, mas vamos jogar de acordo com que o jogo se apresentar. Vai ser um jogo difícil, duro, mas eles têm que nos atacar, vão ter que se expor também.” – comentou Willian Arão.
Jogando no Equador, o Flamengo, desde sua fundação em 1895, possui um retrospecto muito bom: são sete vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando 11 partidas. O último jogo no Equador foi em 2018, no qual venceu o Emelec por 2 a 1, com dois gols do ex-rubro-negro Vinicius Jr.
Jogando fora do Brasil pela Libertadores, o Flamengo soma: 47 jogos, 19 vitórias, 9 empates e 19 derrotas (fez 59 gols e sofreu 58).