Após a conquista do Octa campeonato nacional, o Flamengo passou a liderar alguns dos principais rankings do País e vem assim consolidando uma hegemonia que poderá ser inédita no País.
Essa semana foi divulgado o ranking da CBF onde o Flamengo aparece como líder, sendo acompanhado de Palmeiras e Grêmio, times esses que estão disputando a final da copa do Brasil e ainda vão somar mais pontos.
Uma Hegemonia que começa na sua torcida

Que o Flamengo possui a maior torcida do mundo é de conhecimento de todos, além disso, a torcida pré pandemia vinha batendo recordes e mais recordes tanto de público como também de arrecadação de bilheteria. Só em 2019 foram R$ 109 milhões. Olhando para dentro do Estado, o montante representou 58% do faturamento total do Botafogo, por exemplo.
Flamengo é o clube com mais atletas a disposição da Seleção Brasileira

Outro ponto importante é a relevancia do Flamengo no quesito seleção brasileira. O Clube é o maior cedente de jogadores para a camisa canarinho. Até Maio de 2020, 127 atletas serviram a seleção.
Hegemonia Financeira, a essência para a conquista de um futuro de glorias.
O Flamengo em 2019 se consolidou com títulos e diversos recordes que o colocaram em um “oto patmar”, porém tudo isso foi graças a uma gestão financeira sólida que começou em 2013 na era Bandeira de Melo, colocando todos passivos em ordem, renegociando dividas, ajustando juros com bancos e outros fatores.
Foram 6 anos de muito trabalho, até atingir o ápice na era Rodolfo Landim, podendo montar uma seleção com Bruno Henrique, Arrascaeta, Gabigol e cia, ao comando do português Jorge Jesus e conquistar novamente a tão sonhada Libertadores da América. Tudo isso acompanhado de uma faturamento recorde de R$ 950 milhões, número jamais alcançado por nenhum clube na história do futebol nacional.
Além disso, toda gestão financeira foi fundamental para que a marca do clube ficasse muito mais forte. Conforme estudo realizado pela SportsValue, o Mais Querido, hoje, tem um valor de cerca de R$ 2,8 Bilhões aproximadamente R$ 600 milhões a mais que o segundo colocado que é o Corinthians.
Hegemonia na era digital, um novo mercado a ser explorado.

Engaja y engaja. O Flamengo é o clube com números elevadíssimos de engajamento dentro das redes sociais.
É o maior clube das Americas com interações no Youtube, no mundo é o vice com 249 milhões , ficando atrás somente do Barcelona com 263 milhões.
No Brasil, o clube é o maior em número de inscritos nas principais plataformas (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok). Tendo na união de todos, um total de 31,4 milhões de inscritos. Para se ter ideia do tamanho desse número, o somatório dos 3 rivais estaduais (Vasco, Fluminense e Botafogo) chega em 14,1 milhões de inscritos, não chega nem a metade do total de inscritos dos canais nas redes sociais do Flamengo.
Próximos passos da hegemonia.
O clube agora vai em busca de novas hegemonias, principalmente no cenário internacional, como, por exemplo, a liderança em número de títulos da libertadores. Outro ponto importante que o clube precisa buscar é a internacionalização da marca, principalmente com a possibilidade de participar de pré temporadas junto com clubes de peso da Europa em locais com uma grande quantidade de clientes obcecados em consumir futebol, como é o caso do mercado chinês e também o mundo árabe.
Uma coisa é certa, o “oto patamar” já é realidade e o clube é uma referencia no cenário do futebol em todos os meios.