O Flamengo empatou por 0 a 0, neste sábado (26/11), com o Fortaleza na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro. O péssimo resultado contra a modesta equipe nordestina, que hoje ocupa 14° posição, pode afastar O Mais Querido da liderança. A equipe irreconhecível deixou a desejar principalmente na parte ofensiva, setor que enfrentou dificuldades na criação de jogadas.
O primeiro tempo de jogo foi marcado por um fraco desempenho das duas equipes. O Fortaleza entrou em campo buscando achar contra-ataques, sobretudo, a defesa Rubro-Negra não ofereceu vantagens para o ataque do time Nordestino. Por outro lado, O Mais Querido, dominou as ações dentro de campo no primeiro tempo somando 61% da posse de bola. Porém, a falta de criatividade no ataque resultou em poucas chances criadas.
Dentro desse ponto de vista, as jogadas coletivas não se mostraram eficazes na primeira etapa. Todavia, o ataque Rubro-Negro virou refém de jogadas individuais. O grande feito dos primeiros 45 minutos foi a linda jogada de Pedro na pequena área. O atacante passou pelos dois defensores do Fortaleza e só foi parado com falta. Justamente, o próprio Pedro cobrou a penalidade mas infelizmente contou com o azar de escorregar na hora da batida. Eventualmente, o juiz marcou os dois toques do atacante e anulou o pênalti.
Do mesmo modo do primeiro tempo, O Flamengo seguiu dominando a posse de bola mas com dificuldades de criação no ataque. Logo, observamos ações ofensivas fundamentadas em jogadas individuais e com poucas triangulações. Em um lance esporádico de chance clara, Arrascaeta achou Pedro na pequena área. O atacante chutou a queima roupa para bela defesa do goleiro Felipe Alves, aos 25 minutos.
No minuto seguinte, Éverton Ribeiro e William Arão saíram da partida para a entrada de Vitinho e Diego. Ainda assim, mesmo após as substituições, o time continuou espaçado e refém de lançamentos buscando explorar a velocidade e individualidade dos pontas. Era um Flamengo irreconhecível, principalmente pela péssima atuação no meio de campo. Os meias Rubro-Negros falharam na função de construir jogadas ofensivas, e o Mengão acabou somando apenas 13 finalizações. A péssima atuação gerou o empate frustrante na Arena Castelão contra o Fortaleza.
O Campeonato Brasileiro entra em recesso e só retornará no ano que vem. O Flamengo volta a campo agora pela competição Nacional para enfrentar o Fluminense no dia 06/01 às 21:30, no maracanã.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 0 FLAMENGO
Local: Castelão, Fortaleza(CE)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Jackson, Ronald, Carlinhos (FOR); Isla, Renê, Vitinho (FLA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Nenhum
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias (Mariano Vásquez), Paulão, Jackson e Carlinhos; Ronald (Derley), Felipe, João Paulo (Osvaldo), Tinga e David (Wellington Paulista); Romarinho (Bergson). Técnico: Marcelo Chamusca
Flamengo: Hugo Souza; Isla (João Lucas), Rodrigo Caio, Natan e Renê; Willian Arão (Diego), Gérson, Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta (Pepê); Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni