Fla-basquete: Mais uma temporada se iniciando!

Elenco do FlaBasquete para essa temporada Foto: Reprodução/timeflamengo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais uma temporada vai se iniciar com a disputa do campeonato carioca no próximo dia 28, o Redação Rubro-Negra analisa tudo sobre o elenco do Fla-basquete.

A nova temporada vai começar com a disputa do campeonato carioca, havia a expectativa dos comandados pelo técnico Gustavo de Conti começar decidindo a BCLA que é o maior título continental do basquete, porém com a pandemia os outros dois semifinalistas que são o Quimsa e o San Lorenzo da Argentina alegaram não ter condições de disputar a final agora em setembro com isso a final deve ser disputada em janeiro de 2021.

Houve algumas mudanças do elenco que terminou a fase de classificação em primeiro lugar no NBB da temporada passada, saíram o armadores Deryk e Panchi Barrera o Ala-Armador Zach Graham e o Pivô Eloy Vargas.

Vamos agora analisar jogador por jogador o plantel do Fla-basquete 2020/2021 do maior campeão do NBB!

Armadores:

Franco Balbi
FlaBasquete
Franco Balbi / arte: Flamengo

O “Mago”, chamado assim carinhosamente, renovou o seu contrato por mais um ano com o Orgulho da Nação.

Balbi teve bons números na temporada passada, o argentino é o maestro e o cabeça pensante da articulação e armação de jogadas ofensivas da equipe, Na última temporada do NBB, Balbi obteve médias de 8.3 pontos, 3.9 rebotes e 7.4 assistências por partida. O argentino tem tudo para consolidar ainda mais o posto de um dos pilares rubro-negros e seguir marcando seu nome na galeria de ídolos da Nação.

Yago Matheus
Yago Matheus – Arte: Flamengo

Yago Matheus começou a jogar basquete pelo Palmeiras, porém foi no Paulistano sobre o comando de Gustavinho que evoluiu muito em sua jovem carreira e se tornou um dos melhores armadores a nível nacional, com um jogo rápido e letal nos arremessos de três pontos o Monstrinho, apelido que ganhou no Paulistano, tem tudo para continuar sua evolução no Flamengo e fazendo uma excelente dobradinha no revezamento em quadra com Balbi e até em possíveis bons minutos juntos dentro de quadra.

No Paulistano onde atuou durante quatro anos, teve médias de 16,0 pontos, 3,0 rebotes e 5,4 assistências por jogo sendo campeão Paulista e do NBB em 2018, Com a camisa da seleção brasileira, o armador foi campeão (e MVP) do Sul-Americano sub-21. Ele ainda ajudou a seleção Brasileiras nas Eliminatórias para o Mundial e disputou a Copa do Mundo FIBA, na China (2019).

Matheusinho
matheusinho – Arte: Flamengo

Matheusinho chegou ao Flamengo no início de 2018 vindo do Tijuca Tênis Clube. Com o seu grande potencial e desempenho foi integrado ao elenco adulto do FlaBasquete para a disputa da temporada 18/19.
Em seu primeiro ano vestindo a camisa do Flamengo foi eleito MVP, cestinha e líder em assistências na Copa Brasil de Basquete Sub-18. Além de campeão e cestinha geral também do Estadual Sub-19 também foi campeão brasileiro sub 21 sendo o destaque da final 17 pontos 8 rebotes e 6 assistências
É um jogador de grande potencial e deve ser bem aproveitado nessa nova temporada.
Na última temporada teve médias de 1.0 pontos, 0.5 rebotes e 1.0 assistências em 3.8 minutos em quadra.

Ala- Armadores:

Pedro Nunes
FlaBasquete
Pedro Nunes / arte: Flamengo

O Jovem jogador Pedro Nunes chegou ao Flamengo em 2019 inicialmente para jogar pela LDB( Liga de desenvolvimento de basquete) passou pelo Juventude Badalona, da Espanha, e pela academia IMG, nos Estados Unidos.
Jogador com grande potencial reconhecido pela comissão técnica vai encarar a responsabilidade de ter mais minutos em quadra nessa temporada e mostrar todo seu basquete para a nação nas disputas que o Flamengo vai jogar.
No último NBB teve médias de 1.3 pontos, 1.1 rebotes e 0.3 assistências com média de 7 minutos por jogo em quadra.

Luciano “Chuzito”Gonzales
Flabasquete
Luciano Gonzalez / arte: Flamengo

Chuzito chega como reforço de peso para a temporada do Flamengo, uma verdadeira referência no que se diz sobre basquete jogado de forma coletiva, se destaca pelo seu QI de jogo e ser um pontuador nato, não tem tanta força física como velocidade porém sua técnica se sobressai com excelente noção de posicionamento ofensivo e defensivo.
É um matador nato de bolas de 3 acima dos 40% de média, foi melhor sexto homem na forte liga Argentina na temporada 18/19 e tem passagens pela seleção Argentina recentemente.
O argentino de 31 anos, que já atuou no basquete brasileiro em 2011 com a camisa do Minas, teve grande passagem pelo San Lorenzo. Chuzito também já defendeu o Instituto que foi eliminado pelo na Flamengo na atual BCLA num jogo épico.

Alas:

Jhonatan:
FlaBasquete
Jhonatan Luz / arte: Flamengo

Outro que renovou contrato com o Flamengo para a nova temporada, Jhonatan é o faz tudo do Flamengo
Dono de um jogo defensivo invejável para alguns especialista o melhor marcador atuando no Brasil, ele também tem um ótimo aproveitamento
O ala que também acumula passagens por Paulistano e Palmeiras, se destacou na parte defensiva, chegando a seleção brasileira, com um físico invejável e 1,97 de altura, o Jhonatan pode jogar tanto na posição 3 como na posição 4.
É um dos homens de confiança de Gustavinho teve médias de 5.0 pontos, 2.0 rebotes e 1.0 assistências pelo NBB na última temporada em 18.2 minutos em quadra.

Marquinhos
FlaBasquete
Marquinhos / arte: Flamengo

Um dos ídolos do basquete do Flamengo, o ala de 36 anos é o craque do time o homem onde a bola tem que estar nas mãos nos momentos decisivos.
Renovou por mais uma temporada seu contrato e vai para a nona seguida pelo rubro negro, o ala conquistou cinco edições do NBB, uma Liga das Américas, o Mundial de Clubes, Copa Super 8 e sete Estaduais. Além disso, participou de todos os amistosos contra franquias da NBA.
Marquinhos é o grande pontuador da equipe e com um maravilhoso aproveitamento tanto na linha de 3 pontos ou nos arremessos de quadra e lances livres.
É o craque da equipe, já foi eleito 3 vezes o MVP do NBB todos jogando pelo Flamengo, o ala é considerado o melhor jogador brasileiro na atualidade atuando por aqui teve médias de 17.3 pontos, 4.4 rebotes e 3.0 assistências com 28.3 minutos em quadra.

Alas- Pivôs:

Leonardo Demétrio
Arte: Flamengo

O jogador de 24 anos começou sua carreira profissional no tradicional Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, em 2011.
Teve uma passagem de 3 anos na Europa atuando por Fuenlabrada (Espanha), Força Lleida (Espanha), Breogán (Espanha) e Torino (Itália). A última equipe europeia em que o jogador atuou foi o Bilbao Basket, da Espanha, onde teve médias de 8,4 pontos e 5,1 rebotes por jogo na LEB Oro.
Contratado na temporada passada para ser eventual reserva do Olivinha, em alguns momentos chegou até ser titular inclusive atuando na posição 4 e 5.
Foi o reforço que melhor jogou, com atuações consistentes tanto defensivamente e no ataque foi premiado com o prêmio de melhor sexto homem do NBB por ter tido uma regularidade impressionante, consegue atuar até na posição 3, tamanha sua versatilidade.
Teve médias de 10.0 pontos, 4.7 rebotes e 0.7 assistências no último NBB em 19.5 minutos em quadra.

Olivinha
FlaBasquete
Olivinha / arte: Flamengo

O xodó da torcida, o Deus da Raça do basquete, foi mais um que renovou seu contrato para a nova temporada, Vai para a décima segunda temporada vestindo o Manto Sagrado profissionalmente.
Olivinha já conquistou cinco edições do Novo Basquete Brasil, uma Liga das Américas e um Mundial de Clubes, além de nove estaduais. Maior reboteiro na história do NBB e primeiro a alcançar a marca de 3 mil rebotes, o Mr. Duplo-Duplo coleciona também títulos individuais, entre eles, o de MVP das finais da competição em duas oportunidades, em 2016 e 2019.
Em sua última temporada pelo Flamengo no NBB teve médias de 11.3 pontos 6.3 rebotes e 1.0 assistências em 22.5 minutos de quadra.

Rafael Rachel

 

O Ala-Pivô Rafael chegou ao Flamengo no início de 2019, depois de uma boa passagem pelo Palmeiras jogando a LDB de 2019 onde teve médias de 8.9 pontos pontos 8.2 rebotes e 1,2 assistências.
Foi jogar no Baskonia da Liga ACB onde evoluiu muito seu jogo tanto no aspecto físico e psicológico.
Foi campeão brasileiro sub-21 pelo Flamengo tendo grandes atuações como contra o Minas nas semifinais, anotando 29 pontos e incríveis 22 rebotes.
E anotou um duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes na grande final vencida contra o pinheiros por 78 a 74.
Tem tudo pra continuar sua evolução no time adulto do Flamengo e ser usado em bons minutos para a temporada.

O Redação Rubro-negra já entrevistou o jogador. Confira aqui!

Pivôs:

Rafael Mineiro
Rafael Mineiro – Arte: Flamengo

Outro que renovou o seu contrato Rafael Mineiro é considerado daqueles patinhos feios por uma parte da torcida, porém dentro de quadra sabe desempenhar bem a sua função, dono de uma marcação dentro do garrafão eficiente, um ótimo reboleiro e um bom jogo ofensivo, Rafael Mineiro é um jogador muito voluntarioso para a equipe.
Está em sua segunda passagem pelo Flamengo, voltou depois de uma breve passagem por Franca, já conquistou dois NBB’s pelo Flamengo, 3 campeonatos estaduais e uma Copa Super 8.
Participou do concurso Enterrada da Década em competições organizadas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), concorreu com uma enterrada pela seleção brasileira Mineiro, com uma bela cravada pela seleção brasileira em partida contra o México pela Copa América de 2015, no México.
Com seu basquete cada vez mais amadurecido Mineiro tem tudo pra continuar jogando o seu melhor pelo Flamengo, na última temporada teve médias de 9.3 pontos 4.0 rebotes e 1.3 assistências em 23.5 minutos de quadra.

Rafael Hettsheimeir
FlaBasquete
Rafael Hettsheimer – Arte: Flamengo

Sabe aquele namoro que você um dia consegue transformar em casamento? É o caso do Hett com o Flamengo, em outras vezes anteriores sempre houve o interesse porém nunca houve o acerto entre ambas partes até que essa temporada o Flamengo conseguiu contratar o melhor pivô brasileiro na atualidade.

Um reforço de peso para a nova temporada, Dono de um estilo de jogo dominador dentro do garrafão, Hettsheimeir é considerado uma referência na posição e tem uma vasta experiência no basquete europeu.
Muito forte na defesa, muito forte no ataque e com ótimos aproveitamentos em arremessos de quadra.
O jogador, que acumula diversas convocações para a seleção brasileira,
Foi por quatro vezes o melhor pivô no NBB, incluindo na temporada recém-encerrada, Hettsheimeir chega à Gávea para ser o titular da posição e dividir minutos com Rafael Mineiro. Na última edição do NBB, ele teve  médias de 13.5 pontos e 5.1 rebotes, além de um aproveitamento de 55% nos arremessos de dois pontos.

Técnico:

Gustavo de Conti
Gustavo – Arte: Flamengo

Para muitos o melhor treinador brasileiro na atualidade, Gustavinho tem um talento absurdo para comandar seus jogadores e uma grande sua capacidade de fazê-los jogarem seu melhor basquete. Conti é excepcional no que faz, ele entende de tática, entende dos fundamentos, entende de liderança, entende de motivação entre outros aspectos que englobam todo o jogo.
Bi-Campeão do NBB com um título pelo Fla-basquete e pelo Paulistano, Gustavinho tem um plantel de muita qualidade na mão e muita competência para continuar conquistando grandes títulos.

Por Luan Lessa.

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação