Em busca do tetra: a história do Flamengo na Copa do Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Lucas Pajtak

Após o título de 2013, a equipe rubro negra já acumulou eliminações dramáticas e um vice, em 2017. O Flamengo carioca começa sua jornada em busca do tetracampeonato da Copa do Brasil nesta quarta-Feira (15) contra o mesmo adversário que o tirou da competição no ano passado, o Corinthians.

História: títulos e participações

O Flamengo é o clube que mais chegou em finais da Copa do Brasil, e o terceiro com mais títulos, assim como Corinthians e Palmeiras. Ao todo, o clube da gávea acumula 3 títulos (1990, 2006 e 2013) e 4 vices (1997, 2003, 2004 e 2017).

Em 1990, na segunda edição do torneio, o Flamengo sagrou-se campeão pela primeira vez após derrotar o Goiás na final. No primeiro jogo de ida, no Estádio Helenão, a equipe carioca venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Fernando. Portanto, precisaria apenas de um empate no jogo de volta para conquistar o título. Na segunda partida, o Flamengo conseguiu segurar o empate em 0 a 0 com o esmeraldino, no Serra Dourada, e levantou a taça da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.

Somente 16 anos depois, o Flamengo voltou a conquistar o principal torneio mata-mata do país. Após ser vice três vezes (1997, 2003 e 2004), a última sendo a mais inesperada, visto que perdeu o título para o Santo André em pleno Maracanã lotado, o Fla disputou mais uma final, desta vez em 2006, contra o seu maior rival, o Vasco da Gama. No primeiro duelo, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. Ja no segundo confronto, vitória por 1 a 0 sobre o Cruz-Maltino e Bicampeão da Copa do Brasil.

O Tri

Em 2013, os rubro-negros conquistaram a Copa do Brasil pela terceira vez. O Flamengo teve o melhor ataque da competição, somando 26 gols em 14 jogos e o artilheiro do torneio, Hernane Brocador, com 8 gols. Na final, o adversário era o Athletico Paranaense. A primeira partida terminou em 1 a 1, na Vila Capanema, em Curitiba. No duelo decisivo, no Maracanã, a equipe carioca venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeã. Esta foi a sexta vez que o Flamengo chegou em uma final de Copa do Brasil.

2019

Neste ano, o Flamengo é um dos favoritos ao título. São mais de 100 milhões de reais investidos em contratações nessa temporada. Por outro lado, o Corinthians é um clube que vem sofrendo com a situação financeira há algum tempo e apesar de ter conquistado o Campeonato Paulista esse ano, vem sendo bastante criticado pelos torcedores e pela imprensa. O primeiro jogo entre Flamengo e Corinthians será na Arena Corinthians, em São Paulo, nesta quarta-Feira (15). A partida de volta será disputada no Maracanã, no dia 4 de junho.

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação