Após terminar na primeira posição do grupo A na Libertadores, o Flamengo agora parte para assumir outra liderança, a do Campeonato Brasileiro. A estratégia deu certo com um time recheado de moleques, o Rubro-Negro venceu o Jr. Barranquilla, e com a volta dos titulares, vai tentar manter o bom aproveitamento e superar o Internacional, no Beira-Rio, domingo.
Já são dez partidas consecutivas sem perder, sob o comando do Dome Torrent, desde a derrota para o Del Valle. E a maior derrota sofrida pelo clube na Libertadores, logo em seguida os problemas causados pela Covid-19. Tudo isso mexeu muito com o elenco, e uniu ainda mais a comissão com os atletas, para darem a volta por cima.
De lá para cá, são oito vitórias e dois empates. O site ‘SofaScore’ trouxe detalhes sobre o trabalho do catalão, que realmente aponta que o time parece ter entendido o jeito dele administrar um grupo. Nos primeiros 11 jogos de Dome, o aproveitamento foi de apenas 51,5%. Foram 13 gols marcados, 18 sofridos, 32 chances claras de gol, 8,9 chutes para a bola balançar as redes e 5,8 em média para sofrer outro.
Já nesta última partida das dez partidas, o aproveitamento deu um salto para 86,6%. São 26 gols marcados, apenas 8 sofridos, ampliou para 33 grandes chances de gol, basta agora uma média de 4,4 chutes para marcar e 12,3 para ter a defesa vazada.
Ou seja, a construção do trabalho em 80 dias vem surtindo efeito. Ainda mais se levarmos em consideração o número de pratas da casa que estão jogando com o treinador; Hugo Souza, Matheusinho, Ramon, Otávio, Noga, Natan, João Gomes, Yuri Oliveira, Guilherme Bala, Lázaro e Richard Ríos. Todos esses tiveram, ao menos, alguns minutos nas mãos da comissão técnica, que não teve medo de lança-los.
O ex-técnico, Jorge Jesus, pelo contrário, não usou sequer um jogador da base durante o período da pandemia até sua saída. O único que havia sido aproveitado em 2020 pelo português foi o Lincoln, na virada sobre a Portuguesa, no último jogo antes da paralisação. O atacante de apenas 19 anos tem sido a marca desse trabalho de integração com a base. Já entre os profissionais há três anos, o Lincoln viveu maus bocados nos últimos meses. Quase foi negociado porquê pouco rendeu do que dele se esperava.
Houve atrito entre a diretoria e o empresário do atleta, mas o Dome bateu o pé e colocou o jovem atacante na lista de opções. Neste ano, ele já fez três gols em 14 participações, sendo titular em apenas quatro. Abrigador, o Dome Torrent fez questão de elogiar o verdadeiro espírito de equipe e deixar claro que o Flamengo não é composto por apenas 11 titulares.
Para o jogo com o Internacional, De Arrascaeta estará de volta. Ele foi um dos destaques em jogo-treino realizado contra o Sub-17 no Ninho do Urubu. O time principal goleou por 5×0, e o Uruguaio deixou o dele. Pedro 2x e Lázaro, além de Éverton Ribeiro, completaram o placar.
Leia também: Imprensa argentina repercute duelo entre Flamengo e Racing pelas oitavas da Libertadores