Campeonato Brasileiro: Flamengo inicia competição como forte candidato ao título

Flamengo Campeonato Brasileiro
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Flamengo inicia a disputa do Campeonato Brasileiro como forte candidato ao título. Com a conquista do campeonato carioca, a cobrança por títulos de maior expressão aumentou. A Libertadores parece distante com a derrota para a LDU. Abel Braga, que antes pouparia o time para a estreia contra o Cruzeiro, mudou o planejamento e mandará os titulares a campo.

A última vez que o Rubro-negro venceu a competição fazem 10 anos. No comando de Imperador e Petkovic, o Fla, em uma arrancada histórica, se tornou hexacampeão brasileiro de 2009. Neste ano, com mais de 100 milhões investidos em reforços, o Flamengo espera que as principais contratações para a temporada, Gabigol e Arrascaeta, tenham o mesmo protagonismo em campo da dupla de 2009.

Adriano e Pet comemora o último título brasileiro do Flamengo

Principais adversários no Campeonato Brasileiro

Porém, para levantar o caneco a missão não será nada fácil. O Campeonato Brasileiro é considerado por muitos especialistas o mais difícil do mundo e para vencer o Flamengo terá que enfrentar adversário do mais alto nível.

Palmeiras

Apesar da péssima campanha no campeonato estadual, o Palestra é o atual campeão brasileiro. Com o elenco mais robusto do Brasil e com Dudu e Ricardo Goulart no comando, o verdão chega, de novo, para vencer a competição. Ao lado do Flamengo, o Palmeiras é a grande força financeira do país e deve se reforçar mais ainda para a competição.

Cruzeiro

Atual campeão mineiro invicto e da Copa do Brasil, o time celeste não perde uma partida há 5 meses. Melhor time do Brasil nesse início de temporada, o Cruzeiro para não ter sentido a perda de Arrascaeta. Com a chega de Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, a equipe parece ter encaixado. Além disso, Dedé e Fred, os dois melhores do país em suas respectivas posições, compõe o time. O time mineiro não sofre gol há 12 jogos e venceu todas suas partidas na Libertadores.

Grêmio

Campeão da Libertadores em 2017 e atual campeão Gaúcho, o Grêmio é quem joga o futebol mais vistoso do país no comando de Renato Gaúcho. Sempre favorito nas competições que joga, o time do Rio Grande do Sul conseguiu manter boa parte do time e trouxe reforços pontuais como Diego Tardelli e Felipe Vizeu. Além disso, Matheus Henrique e Jean Pyerre subiram da base e vem encantando a torcida tricolor. Éverton, em grande fase e jogador de seleção, é o grande craque da equipe.

O Flamengo no último Campeonato Brasileiro

O time da Gávea, apesar de não ter conseguido o título, fez uma boa campanha no brasileiro de 2018. O rubro-negro, no período antes da Copa do Mundo, liderou toda a competição. Porém, depois da copa o rendimento caiu. Logo no primeiro jogo, uma derrota para o até então vice-líder São Paulo. O Fla não conseguiu manter o bom rendimento e acabou perdendo a liderança.

Depois disso, o Flamengo não soube escolher uma competição para priorizar e sentiu o calendário. Disputando o título no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores, o Fla optou por usar os titulares nas três competições. O planejamento não deu certo. Eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil por Cruzeiro e Corinthians, respectivamente, o time da Gávea também fracassou no Brasileirão.

Com a chega de Felipão, o Palmeiras conseguiu uma arrancada sensacional e chegou à liderança. O Fla, em crise após as eliminações, ainda tinha chances no Brasileiro e foi para o tudo ou nada. Porém, em jogos crucias, fraquejou.

O Fla tinha o jogo da vida contra o Palmeiras no Maracanã. Com mais de 60 mil pessoas no estádio, era a chance de diminuir a vantagem Paulista de quatro para um ponto. Porém, o jogo terminou 1×1.

Em seguida contra o São Paulo no Morumbi,o Flamengo ainda chances de encostar no rival. Porém, Vitinho teve a chance da vitória no último minuto e isolou. O Palmeiras havia empatado com o lanterna Paraná e uma vitória deixaria o Rubro-negro a 1 ponto do Verdão. Apesar disso, a partida terminou empatada e praticamente selou o título palmeirense.

Éverton Ribeiro disputa bola com jogador Palmeirense no Campeonato Brasileiro de 2018 (Foto: Celso Pulpo)

 

O que esperar do Flamengo no Campeonato Brasileiro

Com mais de 100 milhões investidos em reforços, torcida, direção, jogadores, comissão técnica não esperam nada menos que o título. O brasileirão é uma competição longa e quem tem mais elenco tem mais chances de triunfar. Com isso, o Fla vai ao mercado para se reforçar.

Com carências nas laterais e na zaga, o Flamengo busca a contratação de Rafinha e Filipe Luís para ocupar as laterais. Na zaga, Gil chegou a ser especulado mas é provável que acerte sua volta ao Corinthians. Além disso, Aranguiz, ex-internacional, também surge como provável reforço.

Principais esperanças

Se o sistema defensivo gera preocupações, o ofensivo gera confiança. Respaldado por grandes craques como Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique, Diego, Gabigol e Vitinho, o Flamengo deposita suas confianças em sua artilharia pesada.

Flamengo recebe Peñarol no Maracanã
Quarteto ofensivo promete muitas comemorações de gols no Brasileiro (Foto: Alexandre Vidal)

Gabigol é o artilheiro do último campeonato e conhece o caminho das redes na competição. Éverton Ribeiro já foi eleito duas vezes o craque do brasileirão. Diego já foi bi-campeão pelo Santos. Arrascaeta, Bruno Henrique e Vitinho foram destaques do campeonato de 2018, 2017 e 2016 respectivamente.

É no embalo de seu sistema ofensivo e na confiança por reforços no defensivo que o Fla inicia o Brasileirão como franco favorito ao título. A caminhada tem início nesse sábado já com uma decisão contra outro grande favorito. Flamengo e Cruzeiro se enfrentam no Maracanã, às 21h e a partida já tem mais de 15 mil ingressos vendidos. Uma vitória logo na primeira rodada pode ser fundamental para o título lá no final, pois é assim que funciona um campeonato de pontos corridos.

 

Está Gostando do Conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leitura Recomendada

Bem vindo a História do Redação