
Primeiro confronto
O primeiro adversário é o Remo-PA, e o primeiro jogo é no Norte. Portanto um jogo complicado, principalmente para um time desacreditado, inseguro e com poucos valores individuais de destaque, e alguns jovens da base. No entanto o placar de 1×0 com um gol de Rafinha deu ao Flamengo uma confiança maior para o jogo de volta. Com o Maracanã interditado por causa das obras para a Copa das Confederações, o jogo foi realizado em Volta Redonda-RJ. Acima de tudo uma partida tranquila, com a marca de um artilheiro. Em outras palavras, Hernane, autor dos três gols do Flamengo na vitória por 3×0 que garantiu a classificação para segunda fase.
Segundo confronto
O adversário do Flamengo agora é o Campinense-PB, Campeão da Copa do Nordeste. O primeiro confronto foi na Paraíba e o técnico Jorginho acreditou em Renato Abreu. Um outras palavras, um dos jogadores mais experientes do Flamengo, ele comandou o time numa virada que deu ao Flamengo a vitória na primeira partida. Por exemplo foram dois belos gols de falta, além de uma cobrança na trave. Em conclusão um placar de 2×1 na partida de ida.
A partida de volta foi realizada em Juiz de Fora-MG, o Maracanã ainda em obras. No entanto além de um novo estádio, o Flamengo também tinha um novo jogador em seu elenco. Em outras palavras era a estréia de Paulinho com a camisa rubro-negra. Ele que seria muito importante na campanha do Flamengo, já estreou dando assistência. Um jogador veloz e habilidoso, que chegou ao Flamengo tímido e inseguro, mas que durante o ano foi ganhando confiança e moral com a torcida e seus treinadores. Resultado final 2×1 pro Flamengo e classificação assegurada.
Terceiro confronto
O Flamengo inicia seu embate na terceira fase contra o ASA de Arapiraca-AL, com técnico novo. Em outras palavras, Jorginho não era mais o técnico do Flamengo e quem iniciava seu trabalho no clube era Mano Menezes. Acima de tudo um novo técnico vem com novas apostas. Um jogador em especial ganhou minutos com o novo treinador e soube aproveitar muito bem. Por exemplo, Nixon, um garoto da base do Flamengo que entrou no segundo tempo da partida de ida realizada em Alagoas. Acima de tudo uma boa partida coroada com uma assistência e um gol. Vitória do Flamengo por 2×0.
A partida de volta foi novamente realizada em Volta Redonda-RJ. No entanto apesar de ser aniversário da cidade, e estarmos falando de Flamengo, um baixo público de pouco mais de duas mil pessoas presenciaram o sexto jogo do Flamengo na Copa do Brasil, e a sexta vitória. Acima de tudo mais uma partida vencedora, e uma nova aposta de Mano Menezes vinha do banco. Era o jogador Bruninho, um veloz atacante que deu uma bela assistência para o gol da vitória do Flamengo e selou o placar em 2×1. Em conclusão o Flamengo agora está classificado para a fase mais difícil da competição.
Confronto decisivo

Em conclusão, uma vitória de 1×0 na partida de volta e o Flamengo estaria classificado. Acima de tudo uma partida que marcava a reabertura do Maracanã para o Flamengo. Acima de tudo o retorno da torcida ao seu estádio favorito, foram 53mil pessoas, maior público da competição até aquela fase. Em conclusão uma partida tensa, com muito comprometimento de jogadores e torcida, criava uma sinergia no estádio. Em outras palavras, um mantra, uma crença, uma certeza de que algo aconteceria, o gol sairia. Em conclusão 0x0 até os 43 minutos do segundo tempo, até Paulinho entrar pela direita na área e rolar para Elias. Gol do Flamengo, um gol inesquecível, que entrou pra história do Flamengo como um dos gols mais importantes do clube.
Clássico Carioca nas Quartas

Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo tinha pela frente o Botafogo. Portanto um clássico carioca contra seu algoz na eliminação do estadual daquele ano. Além disso, o Botafogo daquele ano era um time muito bem organizado e com bons valores individuais, sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Da mesma forma o Flamengo também tinha um time encorpando durante a competição. No entanto ocorreu uma reviravolta no comando técnico do time. Mano Menezes pediu demissão do Flamengo e deixou o cargo. Em seu lugar o Flamengo colocou Jayme de Almeida, ex jogador do clube que fazia parte da comissão técnica, ele seria o responsável pelas próximas partidas do Flamengo na competição.
Na segunda partida, um Flamengo avassalador, com um nome brilhando: Hernane, brocador. Por exemplo foram três gols marcados, uma atuação de gala. Da mesma forma acompanhado por Paulinho, autor de assistência e criação de muitas jogadas de perigo. Além disso um aniversariante em especial: Léo Moura. Em outras palavras, foi dele o quarto gol do Flamengo naquela noite, numa cobrança de pênalti sofrido por Hernane. Final de jogo, 4×0 no placar, Flamengo na semifinal e a torcida que compareceu com mais 60mil torcedores no Maracanã, começa a ver o título nacional se aproximar.
Semifinal contra um algoz de cariocas

Mas o confronto é pela copa do Brasil e o Flamengo é o Flamengo. Na primeira partida realizada no Serra Dourada, o jogo foi se desenvolvendo de forma favorável ao rubro-negro, sobretudo por conta de um jogador em especial. Em outras palavras, chegou a hora de Paulinho ser o protagonista. Por exemplo desde que chegou no Flamengo, sua participação na copa do Brasil tem sido decisiva.
No entanto o protagonismo ainda não havia ocorrido. Por exemplo foram muitas assistências, em gols decisivos como no gol do Elias contra o Cruzeiro no Maraca ou sua atuação contra o Botafogo na goleada, mas nessas partidas os autores dos gols levaram os créditos. Portanto chegou a hora de Paulinho. Ele foi autor do primeiro gol do Flamengo, em bela tabela com o lateral André Santos. No entanto o gol de empate do Goiás deixou a partida mais tensa. Coube ao zagueiro Chicão fazer um gol de falta e fazer 2×1 para o Flamengo e selar o placar da primeira partida.
Na partida de volta um empate classificaria o Flamengo à final da copa do Brasil. No entanto foi o Goiás que saiu na frente. Numa cobrança de falta, uma cabeçada de Sacha colocou o Goiás na frente. Depois disso o Flamengo acordou e foi pra cima, Hernane e Elias fizeram os gols do empate e da virada ainda no primeiro tempo. O gol do Elias teve uma história interessante e emocionante. Em outras palavras, durante dez dias Elias esteve às voltas com um problema de saúde de seu filho que chegou a ficar hospitalizado, inclusive com o próprio jogador tendo que dormir no hospital, mesmo às vésperas de uma partida decisiva. Portanto ao chegar ao estádio recebeu muito carinho vindo das arquibancadas e foi acolhido pela torcida do Flamengo. Sua forma de retribuição foi um belo gol que marcaria a vitória do Flamengo, e a classificação á final da competição.
Uma Final Rubro-Negra

Na primeira partida realizada no Paraná, o Flamengo teve um herói improvável. Em outras palavras, o volante Amaral com um petardo de fora da área foi autor do gol que deu ao Flamengo o empate na partida. Ele que havia começado a temporada como titular da equipe mas que durante o ano perdeu espaço em virtude das trocas de treinador, ganhou moral com o técnico Jayme e correspondeu na hora certa. A partida terminou 1×1 e o campeão seria conhecido no Maracanã.
A partida final realizada no Maracanã, o palco estava montado. Maior público da competição, mais de 65mil torcedores lotaram o estádio e deixaram a partida ainda mais especial. Acima de tudo uma partida disputada com muita técnica e muita disposição, Em outras palavras chances foram criadas por ambos os times, o que gerou muito trabalho aos goleiros. O gol demorou pra sair e quando saiu foram logo dois. Por exemplo o gol do Elias foi marcado somente aos 42 minutos do segundo tempo, e o gol do Hernane foi nos acréscimos. Por exemplo um belo contra-ataque do Flamengo puxado por Paulinho gerou o primeiro gol. Depois disso no segundo gol um belo passe de Luiz Antônio com uma finalização muito técnica de Hernane. Em conclusão o placar final em 2×0 e o título da copa do Brasil pro Flamengo.