A superliga de vôlei feminino já se encontra no returno a todo vapor e uma pergunta que paira no ar é:
“O que acontece com o Flamengo?”
Com todos os parênteses colocado em quadra, e ponderações justificadas, sabemos que o time dessa temporada foi montado para apenas jogar a competição.
Seria utopia pensar em título, ainda mais com a responsabilidade fiscal que vêm permeando essa gestão. O time foi montado para competir, e durante a temporada com calma planejar a próxima.
Uma História de Glórias!
Dói falar isso pois a grande lembrança que os amantes do vôlei no clube tem, é aquela grande final de superliga de vôlei feminina contra o Vasco em que não eramos favoritos e mesmo assim Virna, Leila, Arlene, Gisele, Valesquinha, Tara Cross, Soninha, Ciça, Tatiana, Josy, Giovanna entre outras trouxeram o caneco, em um dos maiores feitos do nosso clube.
Se olharmos um pouquinho mais para trás, ainda somos donos de 2 títulos nacionais da época que nem Superliga de vôlei era. Isabel, Jack Silva entre grandes nomes passaram pela Gávea, honraram essa camisa, não deixaram a peteca cair. Por isso mesmo longe das quadras por tanto tempo, o Flamengo é lembrado com muito respeito no mundo do Vôlei.
Mas parece que estão querendo jogar tudo isso ladeira a baixo.
Prenuncio de temporada difícil!
A paciência que tive ao fazer qualquer comentário contrário a esse time, foi o respeito de saber que não daria para montar de cara um elenco que fosse protagonista de uma competição.
O Basquete por exemplo para chegar nessa fase dos sonhos que vive hoje, precisou levar muita pancada para ganhar casca. Hoje se auto sustenta, e é um dos esportes mais vitoriosos do clube.
O FlaBasquete mesmo quando joga mal, impõe respeito, pois é isso que um adversário precisa fazer quando jogo contra o Flamengo. Olhar com respeito para essa camisa, coisa que parece que nossas próprias jogadoras (salvo muito poucas), não sabem o que é.
Me nego veementemente a dar ouvidos a quem fala que no futebol, se gasta muito e nos outros esportes não. Ou para quem vem com o papo de “o salário de um Gabigol, bancaria todo time de vôlei”.
Já cansei de explicar que cada departamento tem seu orçamento, e não vivemos mais em uma bagunça onde se tirava dinheiro de um lado para cobrir outro. Sem contar nos contratos que impedem essas artimanhas.
Buscar sempre a responsabilidade financeira.
Lembrando mais uma vez aquele timaço de vôlei campeão da superliga de vôlei 2000/2001, se desfez justamente por a diretoria da época não ter um minimo de senso de gestão, juntar tudo no mesmo bolo, e não conseguir arcar com seus gastos com absolutamente ninguém.
Muitos anos depois, jogadoras ainda lutavam na justiça para receber. Algo inadmissível em um clube sério e de respeito.
Sabemos de toda essa responsabilidade, da preguiça que parece que as jogadoras entram em quadra em cada jogo, mas a montagem do elenco se mostra bastante equivocada.
Demora para sair ao mercado!
O Flamengo demorou a sair para as compras e quando resolveu contratar, ficou com o que tinha no mercado.
Com todo respeito as jogadoras, e tenho muito cuidado em falar isso, mas a impressão que dá é que muitas ali não entenderam que estão jogando no Clube de Regatas do Flamengo, e que se não aguentam o peso da camisa, não merecem vestir o manto consagrado por tantas outras.
A divulgação dos jogos é péssima, mas isso não é nem “privilégio” do Vôlei, pois o basquete multicampeão no clube, também tem um marketing tenebroso.
Torcida vem deixando a desejar!
O primeiro jogo no Maracanãzinho por exemplo pelo NBB teve menos de 1000 torcedores.
Nesse aspecto entra também a torcida, que reclamava da Barras da Tijuca ser longe, do Tijuca Tênis Clube ser desconfortável e que o FlaBasquete merecia o Maraca. Pois bem, o time jogou no ginásio e o público foi vergonhoso. Esperemos os próximos jogos, para ver se é adaptação, ou se de fato a torcida só aparece quando vale taça.
Superliga em andamento!
Enquanto isso, a superliga de vôlei vai caminhando e o Flamengo levando uma pancada em cima da outra. Sendo massacrado por alguns times, e aqueles que poderíamos bater de frente estão simplesmente vindo dentro de nossa casa e nos surrando também.

A comissão técnica vem sendo o reflexo do time. Apática, morna, sem vontade, sem sangue.
E falo isso com tristeza pois acreditei que esse time representaria o clube de uma forma muito digna, pois se analisarmos o elenco tem jogadoras que pediam passagem nas equipes que jogavam. Carla e Malu por exemplo foram campeãs com Praia e Minas respectivamente, e tinham tudo para brilhar sendo protagonistas mas parece que a responsabilidade pesou muito nas costas das 2. A chance da vida delas esta aí, e as mesmas parecem não saber o que fazer com essa chance.
FlaVôlei destoa das outras modalidades do clube!
A cada jogo, uma derrota mais contundente, e a certeza de que a nossa luta é contra o descenso, algo que seria vergonhoso em tempos de tanta glória que o clube vive.
Futebol, basquete, Regatas, LoL, Natação, Judô, futebol de areia, categorias de base, em todo lugar que se olha, tem um Rubro-Negro se destacando, a gente olha para Superliga de Vôlei feminino, é uma decepção atrás da outra.
A torcida que ama o vôlei estava sedenta e necessitava desse projeto. Da volta da modalidade no clube.
Nossa torcida é gigantesca e clamava para que o segundo esporte do país voltasse ao maior clube, e assim essa torcida continua. Querendo que o vôlei permaneça, querendo que o vôlei se fortaleça. Querendo que o vôlei seja protagonista, pois é dessa forma que o Flamengo tem que entrar em uma competição.
Que dirigentes olhem com carinho para modalidade. A impressão é que abandonaram de vez, mas não é isso que a torcida quer. Que cobre das jogadoras. Que termine a superliga de forma digna. Que lute para continuar na elite, e que arrume parceiros para vir forte na próxima temporada.
Classificação atualizada da Superliga de Vôlei Feminino!

Nos sigam em nossas Redes, e nos acompanhem dando dicas, comentando, criticando, enfim… Nos ajudando a fazer um conteúdo cada vez melhor para você. Afinal, o Redação é de rubro-negro para rubro-negro!
Instagram : @redacaorubronegrah
Twitter: @red_rubronegra
Facebook: Redação Rubro Negra
Saudações Rubro Negras!